home

.: Trilha Capixaba :.

MARECHAL FLORIANO - Sta. ISABEL
22-02-2010

Pedal “só o ouro” de 20/02/2010.

Guerreiros do Dia: 1-Siqueira original 2-Kel 3-Fernando Bueno 4-Ponciano 5-Thiago 6-Priscila 7-Marcelo Croce 8-Siqueira paraguay 9-Fernando Chagas 10-Renatinho 11- Jabes 12-Julio Cocheto 13-Rodrigão 14-Solimar 15-Roberto (Beto) 16-Nilson Hoffmann.

O plano era fazer um clássico só de estradões saindo e chegando no Vale da Estação com um banho de cachoeira, com cerca de 54 Km sem nenhuma subida agressiva demais e muita sombra.

Saímos quase na hora prevista 08:23 da matina. São Pedro atendeu as preces ciclísticas e o dia tava perfeito com algumas nuvens. Pegamos a direção de Marechal pelo condomínio das águas, subidinha básica e aí percebemos que o “ar condicionado tava ligado”, a galera levou um tempinho pra aquecer pois devia estar uns 23º ou 24º no máximo, com uma sensação térmica maravilha.

Pegamos a bifurcação à esquerda em direção a Bom Jesus (se pegássemos a direita era cair na estação de Marechal) e após uns 800 paramos no Bar do campo (de futebol). Estávamos com 6km e rolou a primeira cerva. Aí o grande Thiago “Two Play” deu a idéia, vamos descer pelo single track que tem aqui atrás. Aí Pensei na hora, ia modificar o trajeto, até diminuir a distância, mas dava pra emendar lá na frente fazendo um oito em Bom Jesus e não ficaria tão curto assim. Como o pedal é democrático fui debater com a galera e ficou certo, SINGLE TRACK na cabeça.

Galera, o single é show, nada de muito técnico, valas, troncos, raízes ou coisas assim. Single lisinho quase igual bundinha de neném. Um Luxo. Dava pra acelerar com força e não empurrar nada. Tudo bem tinha uma pirambeira margeando na direita num trecho que se errar “É Pica”, mas ninguém caiu.... Teve gente botando o pé no formigueiro, mas só isso.

Caímos na estrada e paramos no Bar em Bom Jesus. Cervinhas, coca-cola e lanchinho, todo mundo bem, “simbora”. Estradão até o antigo Aras e parada para nova modificação no trajeto by “Two Play”. Um sigle curto mas maneiro com uma cachoeira escondida. Outro show de bola. Tinha uma ladeirinha que todo mundo empurrou mas era michuruca, “caldo de bila”. Caímos no estradão que, seguindo pegando a esquerda lá na frente sairia em Alfredo Chaves mas pegaríamos a direita para Marechal passando por aparecidinha (só estradão). Aí, numa descida maneira, de repente, novo single curtinho, “cortando caminho”. Aqui mestre Ponciano foi tentar subir a parede que entrava no single e a bike voltou de ré, o mano lasco a bunda numa pedra. Essa doeu...

Subimos até o Mirante para apreciar a paisagem e tirar fotos etc. Nada de meditação ou outras coisas boiolísticas. Descida maneira no estilo doble track onde o Nilson Hoffman levou uma quedinha, mas “nem doeu” pois era toda forrada com tapete de folhas. O Fernando Bueno caiu também, e fazia tempo que ele não caia heim. Saímos num Hotel com chalés e um laquinho, lugar maneiro para no futuro um Pedal elaborado com pernoite etílico (idéia que eu e o Bunitão vamos encampar em breve). De Volta ao Estradão saímos no Bar de aparecidinha em frente ao campo, o segundo bar para os que lembram do circuito de Alfredão que fizemos em 25/10/2009. Nesse bar Tinha Skol de Litro (Maravilha), salgadinhos, Cocão e o Marcelo Croce “pinheirinho” passou o redondo pra galera, digo, comprou um queijo minas “Tipo Bulachão”, todo mundo comeu....o queijo pô.

Ninguém parecia cansado mas o sol tava começando a “pegar”. Pegamos o Asfalto em direção a Marechal e paramos no supermercado que não lembro o nome onde começou a subida para a bifurcação da parada de ônibus (com duas placas de “Bom Jesus” sendo uma para a direita e outra para a esquerda). Acho que foi o trecho mais difícil pois teve gente empurrando nos lugares mais íngremese o Rodrigo teve umas câimbras saradas com as pastilhas de sal milagroso do Thiaguinho, mas pra sossegar a galera eu fui avisando que daí um pouquinho ia rolar só descida pois chegaríamos no trecho mais alto do pedal. Pegamos a esquerda e começou a descida. Foram 4,2 km descendo até a cachoeira da tartaruga (Preserve a Natureza Watercon).

Na cachoeira a galera já chegou com gosto de gás correndo pra tomar um banho. Parecia aquele bando de nômades achando um oásis no deserto. Passamos uns vinte minutos ali, fotos das barriguinhas saradas (algumas nem tanto) e depois do refresco pedalamos mais 1,5 km pro bar de Bom Jesus (fazendo um “oito” como citei acima). Algumas cervejas e etc. A volta de Bom Jesus foram 11 km e a galera mais nervosa sentou a bota, passamos pelo bar da pista de MotoCross mas não paramos. Esse foi o trecho mais rápido onde rolou meio que um “pequinha”. O Ponpon engoliu eu e o Júlio na última subidinha (Fiii di pica) e chegamos nos carros numa boa.

Rolou uma carne de sol com aipim e cebola no bar da ponte com os mais à toas. Rolou cerveja também lógico.

Concluindo. Quem não foi dançou, perdeu e pode chorar...

Dados técnicos (Siqueira):

Distância: 49,4 km / Vmédia: 13.05 km/h VMax: 66,4 Tempo Total: 7h 43m

Pedal Efetivo: 3h 47m / Calorias 3398 (dados Siqueira)

Ninguém machucou sério.
Solimar sempre “sobrando” pedalou folgado com seu celular 3 em 1 tocando uma musiqueta chegou inteirim, parecia ter dado uma voltinha no calçadão.
Rodrigão e sua super Kona Full o rei das descidas (treinando direto no Moreno Né!!!).
Galera de Santa Tereza prestigiando o grupo garnde Jabes que teve uma caimbrazinha mas nada de mais e o Julio que gosta de dar umas aceleradas nos retões e pegar as tangentes de curva (profissional).
Percebi que a turma está treinando e andando cada vez mais forte (pinheirinho, Xará do paraguay, F. Chagas, Roberto “beto”) os caras terminaram inteiraços.
O Fernando Chagas está subindo igual gente grande.
Priscila ainda ta com o joelho meia boca, mas fez bonito com uma forcinha do Thiago “tio play” as alterações no roteiro foram nota DEZ, valeu mesmo.
Renatinho passou o Pedal inteiro mastigando, comeu 25 goiabinhas, 5 pães com queijo e presunto, 13 barrinhas, 7 sacos de batata frita e tomou umas 8 coca-cola fora o que eu não vi; parecia o “come-come da estrela”.
A Kel(langa) não caiu (UFA!) mas se enroscou com a bike umas duas vezes....e pedalou muito bem como se deve esperar de uma atleta campeã máster plus.
Eu, Bunitão e Ponciano começamos o pedal de ressaca e terminamos meio biritados, normal.
E o destaque do pedal o Nilson Hoffman que foi batizado e deu show; Vamos conferir: só caiu uma vez, pedalou com uma bike pesada e com 21 marchas e chegou inteiro. Faço minhas as palavras de alguém que falou “Nilson quero chegar na sua idade pedalando igual você”. Nilson Você é o cara.

Pra finalizar, o pedal foi “SÓ O OURO” que segundo alguns merece um repeteco no futuro.

Sábado que vem ......bem vamos começar as sugestões.....

Abração de coração a todos.

Siqueira

Marcelão, blz!?

Camarada, segue algumas fotos que tirei no pedal em Santa Isabel no último sábado. Foi show de bola cara, sentimos a falta de muitos de vc´s que sempre pedalam conosco mais não puderam estar neste dia. Ouvi falar em seu nome, e também no do Argentino como exemplo de quem ia se amarrar no pedal que fizemos.

O tempo parecia estar a nosso favor pois o dia estava nublado. Além disso os estradões com muita sombra e clima de "ar condicionado" ligado ajudou muito! Mais também tivemos momento de castigo, quando o sol resolveu dar as caras e logo quando o relógio marcava o horário de 12h e as paredes nos desafiavam para sermos recompensados com a vista do mirante.

No pacote inicial deste pedal não estava incluso, mais curtimos dois single´s show de bola que deixou a galera com a adrenalina lá em cima! Alguns "tarados" até tiveram vontade de dar meia volta e descer novamente! rsrsrs.....

Foram cerca de 47km rodados, com muitas paradas pois haviam muitos butecos e a sede desses camaradas parece não ser saciada se não com umas geladas. Ôh povo pra beber, tá doido!!!

Não tivemos nenhum problema com bike quebrada e nem pneu furado. Estávamos em cerca de 15 bikes e isso faz o pedal ficar ainda melhor. É sempre bom ter um número expressivo para nos motivar ainda mais e também para chamar atenção por onde passamos! rsrsrsrs......

O banho de cachoeira como diz nosso amigo, foi só o ouro!!! É ótimo poder ter um lugar assim pra poder dar aquela relaxada no corpo e renovar as forças depois de alguns km de pedal! Só mesmo o buteco pra tirar a galera da água. Mais tinha gente querendo ir buscar cerveja pra ficar por ali mesmo. rsrsrs......