home

CABEÇA QUEBRADA
13-03-2010

Finalmente. Aleluia !

Pedal: Baia Nova x Rio Calçado x Santana x Alto São Miguel x São Miguel x Cachoeira de CABEÇA QUEBRADA x Baia Nova. Show ! Só Ouro ! Mas com muita água e Pedras !!! rssss

Chegamos !
Não sem QUEBRAR muito nossas CABEÇAS para chegar na Cachoeira de CABEÇA QUEBRADA... Lindo, ingreme, água, pedra, sofrido, desafiador, alivio, cansaço, filé, cerveja, etc... Alguma palavras para descrever nosso pedal do dia 20/03/10

Já na Sexta a noite, até 23:00 h la estava eu futucando a minha bike... Troquei câmbio traseiro, pois o empeno no câmbio anterior estava fazendo as machas ficarem pulando.
3º XTR em 6 meses...cruzes...

Acordo cedão, às 05:00 h e acho que poderia dormir um "pouquinho" mais, esqueço de acionar a SONECA do relógio e poffff... Acordo tarde, ligo para o Fernando Bueno, pedalo 3 km até a casa dele e pego uma Carona até Baia Nova - Viana - Es, onde foi nosso encontro para o famoso pedal até Cachoeira de Cabeça Quebrada. Agora vai...rsss

Claro né, que antes a gente juntou uma turma para o caldo de cana e pastel na Kombi do centro de Viana. Maravilha.

Para variar, a gente se atrasou... A cada instante chegava um novo bike, inclusive o gente boa Cristiano que tinha vindo pedalando de Guarapari e juntou-se nós nos primeiros km do pedal. Nada programado.
Depois ele seguiu direção Buenos Aires - Guarapari e a gente foi para Santana.

Pedaleiros presentes: Eu (Ponciano), Fernando Bueno, Roberto, Siqueira (Original), Wesley, Nilson, Jair (primeiro pedal dele), Thiago de VV, Zeca Bike e Adoffo, mas este último fez pedal a parte, pois chegou bem depois e só juntou a galera na subidona de Cabeça Quebrada para Baia Nova...Só para zoar a gente...rssss
O miserento já tinha terminado o pedal e estava de carro.
Usou GPS e track log esta disponível.
Poderão observar como é a ida e volta do Adolfo. parte do pedal que também fizemos.

Vou colocar umas escalas para graus de descidas e subidas, água (local de banho) e visual (paisagens e estradas), onde:

0 = plano
+ 1 a 10 = Grau de inclinação na subida
- 1 a 10 = Grau de inclinação na descida
Água: de 1 a 10
Visual: de 1 a 10

Bem, juntamos a turma para a classica foto inicial (link da foto)
Tudo beleza e saimos para o pedal, a gente sai do único bar de Baia Nova (água = 4) em direção Rio Calçado (4,5 km de pedal Já municipio de Guarapari)... Sudinhas legais no inicio (+1 a + 4)...

Para Cabeça Quebrada temos dois caminhos, nós fomos pela esquerda e descemos pela direita.
Antes de Rio Calçado, paramos num bar que têm boa bica de água (6), e já neste ponto, com cerca de 4 km de pedal já poderíamos virar a direita em direção a Cabeça Quebrada, mas decidimos alongar um pouco mais o pedal e entrar mais a frente para Santana.

Continuamos seguir direção Rio Calçado que conta com um bar e ótima piscina natural para banho (8), algumas fotos e seguimos adiante. Passamos da entrada de Santana e fomos até um Cachoeira que dei o nome de EMINHA (Água e visual = 7). Fica a esquerda bem ao lado da estrada com cerca de 5 km de pedal.
Vale ressaltar que o Zeca mostrou um "pássaro" numa pedra:
- "Ponciano, veja aquele pássaro na pedra, não se mexe!... rsssss...olhei, olhei...
Pergunto: - Onde ?
- Lá ó, perto daquela quedinha de água, acima do matinho!
- Onde ?... Aquela fenda da pedra ? k,k,k,k,k...
O melhor: Chega o Fernando Bueno e mostro para ela o "pássaro". o Doido aponta a câmera e diaz que vai torar uma bela do foto do "pássaro"...
- "Vou da um zoom e tiar bem de perto!" k,k,k,k... o Doidão tirou foto da fenda da pedra.
(link)
Mas lembra mesmo uma Ema...Dai dei o nome de cachoeira da Eminha...

Volta as bikes e continuamos a subir ( + 1 a +5 com anguns 0). Belos visuais (de 3 a 7)... passamos por Sítio do Beto Miranda, mas ele não estava lá... Neste Sítio
tem uma excelente piscina natural com chuveiros enormes (8)... Seguimos até Igreja que fica cerca de 9 km de Baia Nova (não sei o nome mas vejam link)... Pouco adiante resolvemos voltar... Descemos até entrada de Santana. Pedalamos 1 km e a gente já vislumbra uma boa Corredeira (água = 6) a esquerda e um cachoeira beleza a direita (fotos no link)... Onde perco meu celular, dando falta uns 2 km depois... A seguir subimos bons morrinhos (+1 a +5), mas eu e o Fernando voltamos para tal corredeira para acharmos meu celular caido no meio do mato, pois tinha perdido. Sorte !
Beleza... Encontramos novamente com a turma e começamos a subir direção Santana (+1 a +6)... Para no sítio do Sr. Tião (alto Rio Calçado) pegamos informações e telefone dele ( Cel. 9954 4770 ) Caso a gente marque algum pedal para região, é só ligar e pedir um lanche por preços baixos...Ai o bicho pegou num morro de uns 4 km de subida com inclinações variadas (+1 a +6)...
Até o chegar no topo com bela bica de água (5)... Nesta subida, como não podia deixar de ser, o núcleo domeu cassete não rodava mais para trás...

Começa a descida e eu com pés na suspensão, já que os pedais rodavam mesmo sem pedalar, mas para minha sorte, o núcleo voltou quase ao normal...
Neste ponto a gente chega num encruzilha e viramos a esquerda por estrada sem carros, belas árvores e visul de tirar o folego(3 a 8)... Estrada estreita com árvores caidas

Até chegar numa nova encruzinhada, onde nos foi informado virar a direita...Mas eu achei melhor seguir em frente já tinha rastros de motos e achei melhor acompanha-los...
Gente ai foi D+... Chegamos numa CACHOEIRA que deve ser coisa de doido. Por que DEVE...Pois a gente só ve o inicio da queda d'água, muita mata e vale muito profundo mesmo (uns 100 m metros têm) não deixa a gente ver a queda d'água... Muitos rios atravessando a estrada (água = 3 a 8)... Alguns singles para serem explorados, mas mantivemos na estradinha...
Começamos a descer por local incrivel...Estradinha que há anos não passa alguma alma viva por lá...rsss
Eu nunca tinha descido por morro com tanta, mas tanta mesmo ...pedras soltas de todos os tamanhos.

Eu e o Zeca preferimos descer de bike, mas o bicho pegava...
Comecei a descer a pé em alguns trechos, mas meu joelho bichado não deixou...então me arrisquei descendo na bike (-1 a -7) ...Um tombo e a chance de machucar é grande. Mas o Zeca caiu e nada sofreu, vai saber...

Tivemos que atravessar rios com as bikes,
checar direção via bussulas, mas até sabia onde estava...Não estavamos perdidos... Mas sem saber onde ia ser o fim daquela descida (-1 a -8).... enfim... Foram vários km de pedra abaixo. Encontrei e desfrutei de mixirica, jambo, maracujá, jamelão e goiba...Blz..mesmo...
Chegamos numa casa com habitantes, onde tomamos banhos em excelente bicas d'água (3 a 8)... Ficamos de olho (com todo respeito) na mulher do gente boa (mulher = 9...rssss)...Tão boa quanto simpática....rsss. Estavamos em Alto São Miguel...(Visual de 3 a 8)
Mas desta casa em diante podemos descer montados na bike numa boa...(-1 a -5) Até pegar a direita na estrada que vai de São Miguel para Cabeça Quebrada...Uns 6 km de subidinhas e descidinhas (de +1 a +4)...
Enfim, uma pequena descida (-4) e a gente chega na tão afamada cachoeira de Cabeça Quebrada (água e visual = 9)...

Chato que no inicio a Dona Maura que trabalha no bar diz que a gente não pode ir lá no bar de bike...Que coisa...Mas papo vai e vem e ela deixa a gente colocar a bike próximo.
Umas cervas, batatinhas, água e mais água depois...Banho de cachoeira e tal...
Olhadas nas boas garotas presentes..Só olhamos, heim...rssss
E pegamos caminho de volta...
Neste ponto a gente encontra com o Adolfo, estava de carro. Já tinha pedalado de Baia Nova x Cachoera de Cabeça Quebrada x Baia Nova e estava voltando para pegar o celular que tinha esquecido no Bar da Cachoeira de cabeça Quebrada... Depois este mano nos acompanhou na "subidinha" (de + 6 a + 9 o tempo todo) de Cabeça Quebrada, deve dar uns 3,5 km de subida que não tanto em distância, mas de uma inclinação até 9 na minha escala ..rsss
Vovózinha foi usada e abusada do inicio ao fim.
Eu parei duas vezes para descanso, mas conseguir subir tudo montado na minha magrela...
Quase cuspindo o Stent...rssss Há uns 20 anos ou 20 kg a menos...rsss

Depois que chega no topo... Alivio ! Praticamente só DESCIDA (-1 a -6 alguns 0 e uns + 2) até Baia Nova....Show de visual (4 a 8) e muita água (de 3 a 7) do rio que beira a estrada...
Enfim chega de volta a Baia Nova... Onde o Adolfo já estava.
Pedimos uma porção de carne (Escala Poncino = 2) com batatinha (6)...rssss
Tomamos cerveja Bhama boa (Escala = 7 para gelo...rsss)...
e umas 10 (escala não, quantidade mesmo)...rsss

Enfim II, que pedal legal... Melhor descida "técnica" que já enfretei na minha vida de Biker e MAIOR subida TAMBÉM... Num único pedal...

Altos papos ...E ficou a certeza de voltar muito mais vezes na região.

Dados do meu CicloPC (ficou desligado uns km);

Dsitância: 43,15 km (6 km = ida e volta da casa do Fernando)
Máxima: 55 km/h (Vindo de Cabeça Quebrada)
Média: 11,5 km/h (Também nunca desci e subi tão devagar...rsss)
Tempo total de pedal: 3:44:38 h

Mais fotos em:

Inté o próximo, dia 27/03:
Baia Nova x Cabeça Quebrada x São Miguel x Sagrada Família x Todos os Santos x Santa Rita x Baia Nova.

Saudações de bons pedais...