home

CACHOEIRA DE RASGA CUECA
22-05-2010

A chuva, o barulho da cachoeira, a Floresta Atlântica, a água limpa do rio...... o visual estava perfeito!!!

Relato

Eu(Marcelo) cheguei em Viana-sede às 7:00 hs e já encontrei o Ponciano tomando caldo-de-cana e comendo pasteis.
Esperamos uns minutos para checar se mais alguém aparecia, nos aprontamos e partimos.

Fomos pelo asfalto até a ponte do Rio Jucú e dobramos a direita agora na estrada de chão(barro).

Iniciamos a subida do "carioca" no papo vai papo vem, ..... e o Ponciano lembrava que no último pedal de quinta-feira falou que não furava pneu há um bom tempo e no mesmo instante o pneu furou!!! ..... e não sei o motivo, mas ele lembrou que a última corrente que quebrou foi há uns 4 anos lá na cidade de Guaçuí, nem bem acabou de dizer isso e PLACK a corrente da bicicleta dele partiu!!! (puts não falei para ele dizer para EU ganhar sozinho na Mega-sena acumulada!!)

Corrigimos o problema da corrente, é bom lembrar que para fazer mountain bike é necessário levar ferramentas!!

Acabamos de subir o "carioca", paramos para tirar algumas fotos ae passou um camarada e pedi para tirar uma foto minha junto do Ponciano, mas ele nem parou a caminhada, seguiu dizendo que trabalhava para um "coronel", olhei mais atentamente e percebí que tinha uma tremenda espingarda de 2 canos enrolada num pano, acho que era o motivo de tanta pressa!!

Bem, descemos o "carioca" e seguimos em direção a Cachoeira de Rasga Cueca, no trajeto inicou uma chuva fina e paramos junto de uma árvore para colocoar num saco plástico a máquina fotográfica, celular, documentos..... e acabamos de conhecer o Sr. Zelino que passeava a cavalo, ele é o proprietário das terras onde fica a Cachoeira de Rasga Cueca.

Ficamos por ali naquela.... vamos continuar até a cachoeira ou vamos para Baia Nova??

Decidimos ir apara a cachoeira, já que molhados já estávamos mesmos!

olha a chuva!!!

Seguimos para a cachoeira, sábia decisão(!), também tinha "só" 15 anos visitei essa cachoeira e estava com vontade de retornar.
A chuva diminuiu a intensidade e foi tranquilo chegar até nosso destino final.

A chuva, o barulho da cachoeira, a Floresta Atlântica, a água do rio...... o visual estava perfeito!!!

Ponciano tomou banho(vide filme), ficamos por lá apreciando a paisagem, e prometemos retornar com as famílias e amigos para fazermos um piquenique!

Nota:
Vitei essa cachoeira em 1995(link abaixo), e comparando com hoje, o lugar está muito mais preservado(!), a cachoeira com muito mais água e a vegetação mais abundante!

Fomos para Baia Nova, no caminho paramos na casa da D.Ilma mãe do nosso amigo Célio que mora em Guarapaí, já em Baia Nova paramos no único bar de lá para tomar umas cevas e repor as energias, estranhamos pois não havia ninguém por lá, ou seja, nenhum movimento!

Decidimos retornar pelo asfalto até Viana e subir o "carioca" ao contrário um outro dia.

No caminho passamos por uma bar que estava "lotado" de gente, o cheiro do churrasco ia longe e o som da sanfona nos chamando, motivo do outro bar não ter ninguém, é claro que paramos!!

No bar, junto do sanfoneiro, estava o Sr. Wilson ... conhecido do Ponciano e tocando "triângulo".

Tomamos mais uma cevas, mas agora com churrasco, chouriço, linguiça.....

Ficamos por lá "curtindo" o ambiente muito legal, o pessoal é muito agradável e gente boa.

Seguimos para Viana torcendo para não haver mais nenhum bar(!) e chegamos beleza!!

A caminho de casa, já com os carros, encontramos o companheiro Fernando B. e paramos em Jardim América onde saboreamos uma rabada + uns refrigerantes (agora somos motoristas certo!) e finalizamos o excelente dia.

Quem não foi ..... perdeu!