home

2011

Relato Piocerá 2011

Amigos bikers, hoje posso dizer, realizei um sonho. Completei um Rally Piocerá. Não foi fácil, pelo contrário foi um Pica da galáxia, mas foi gratificante, foi emocionante, foi incrível e foi inesquecível. Não creio que eu vá conseguir, mas tentarei nas próximas linhas passar para vocês um pouco do que foi correr o Piocerá 2011, que não é uma simples corrida de Mountain Bike é um Enduro Rally onde aprendi que tudo, literalmente tudo, pode acontecer.
Abração,
Siqueira

- 2ª Etapa - 26 de janeiro. 62km especial 12km deslocamento.

No dia anterior terminada a etapa fiz um lanche, lavamos as bikes (tavam pura lama), tomamos banho e pegamos a estrada para rodar 580 KM até Barreirinhas/MA. Paramos umas 2 horas depois pra almoçar todo mundo com fome. Comemos Baião de dois molhadinho, macarrão, macacheira cozida, paçoca, pirão de queijo, galinha ao molho pardo, carne de sol e bode assado. Agora quem ta lendo ta com água na boca né...hihihi... ano que vem tem mais...
As estradas do Piauí são uma beleza, tem buraco no acostamento esperando vaga pra entrar na pista... um primor de obras públicas... Chegamos à cidade depois de meia noite e fomos “jantar”. Dormimos de duas às quatro da manhã, pois tínhamos que pegar um barco às 05:00 a fim de deslocar pelo Delta do Parnaíba até a Praia de Tutóia onde seria a largada às 08:30, no barco ninguém dormiu mas teve gente enjoando e jogando o jantar no rio... Café da manhã cada um levou o seu pra comer no barco...

Os barcos atrasaram e chegamos a Tutóia às 09:20h... Aí o Organizador reuniu todo mundo e comunicou que a largada seria às 13:00h por causa da Maré que somente permitiria a nossa passagem naquele Horário. Sorte que tinha uma barraca de praia ali de um gringo (Um velho tchecoslováqueo que no passado fora campeão de levantamento de peso na Europa) que servia de tudo. Comida, bebidas, tinham redes pra deitar e o rio pra se refrescar...

Eu não consegui dormir. Fui com o Manuel tomar banho no rio e ao chegar lá tinha um cara lavando a bunda enquanto o “tronco” que ele soltou tava boiando ali na margem... FDP... Eu não vou entrar Manuel... Ele retrucou com essa “Porra sacanagem, se agente não tivesse visto tudo bem, mas agente viu né...”. O que os olhos não vêem a mente ignora...
Voltamos pra barraca e tomamos banho no chuveiro.... Almoçamos Macarrão ao alho e óleo com caldo de peixe uma delícia... Suco de laranja, etc e tal...Ficamos de bobeira e tomei uns 3 cafés senão batia sono... Um redbull...
Lá vem a largada e tinha gente querendo ficar na praia e pegar o carro de apoio... Tb o lugar é lindo e paradisíaco... eu até pensei nisso mas fui lá pra pedalar e não ficar na praia...

Larguei na boa, mas eu não estava bem. A corridinha até “BEM AÍ” do dia anterior, a noite de pouco sono, e o sol de 13:00 h tava lascando, nesse dia não dei bobeira e fui de Camelbak + 2 garrafas então tinha esse pesinho extra....
Não acompanhei a cabeçada, mas vi que uns caras partiram no gás. O Vento contra e forte tava castigando. Não consegui acompanhar o segundo pelotão e fiquei no terceiro tentando me poupar do vento pra quando chegasse à segunda parte (estradão e asfalto) tentar recuperar. Andávamos na faixa de areia molhada que era meio dura, mas muito pesada e manter uns 20km/h era difícil... Embora eu tenha aquecido e alongado com uns 10kms de prova deu umas puxadinhas de câimbra na coxa direita..... Aquela corridinha maldita.... Então pensei melhor seguir sem forçar só na aba pra não comprometer o Rally como um todo... Balinhas “do tiaguim na goela e bebendo água a rodo”. No final do trecho de areia (16km) entramos pelas dunas e aí que o bicho pegou, logo o pelotinho espatifou uns foram a frente e outros ficaram pra trás, e eu me vi pedalando sozinho cozinhando naquele sol, mais de 40ºC, com dunas pra todo lado, areia fofa, a 12km/h e passagens molhadas o tempo todo... trecho complicado esse pois era fácil se perder e vi uns riders voltando falando que não era por ali pois tinha um “rio” logo adiante... eu segui na minha orientação e me lasquei pois tive de voltar quase 1 km... “vai oreia seca”...
Achei o caminho e cheguei ao primeiro posto de hidratação(Km23)... enchi tudão e ainda bebi uns dois copinhos... Lembrei do dia anterior né...

Voltei ao pedal e passei por vários trechos alagados, num deles o rider que ia a minha frente entrou pedalando com tudo e afundou geral. Eu parei e levantei a bike, Putz a água tava no peito e a bike erguida nos braços. O rider levanta a dele olha pra mim e fala “Pô bike é pra pedalar mermão, não é pra nadar não mermão... deviam ter avisado pra gente trazer uma prancha né mermão” Eu bolei de rir. O Cara é o Ribamar vulgo Ribinha da equipe Calangos do Piauí outra figurassa galera. No último dia tomamos umas geladas...

Passada a “inundação” o Ribinha me acompanhou um tempo e depois parou. “Mermão falou vou dar um stop pra rezar”... Vocês entenderam né. Pô mermão rezar valeu, pra São Bob Marley sacou...
Eu continuei e passei um “Specialized Boy” com problemas na bike... É bike top também quebra no Piocerá... Cheguei numa vila e tinha um “catatau” de crianças que correram ao meu lado fazendo uma festa e pedindo tudo, queriam a garrafinha, uma barrinha, um gel... Não resisti e parei pra jogar umas barrinhas e gels... Os meninos pegaram na tapa...vixe... olha eu causando briga, me mandei...

Estradão é bom e comecei a apertar o “passo”... no km 39 mais água... enchi tudão pois o calor tava cruel. Veio o trecho asfalto misturado com estradão e vento contra de tempero, passei uns riders e fui chegando, mas não tava rendendo bem o pedal, acho que esse foi meu pior dia, eu tava era cansado mesmo. Cheguei com 3h03m e 38 segundos... Mas uma vez moído... comi, viajamos 130kms até parnaíba onde na casa do Júnior, um repórter de rádios do Piauí que pediu carona na nossa Van e aproveitou para cobrir os bastidores das equipes de bikers, lavei a bike, tomei banho, e jantamos pizzas com suco de laranja mais 100km até Cocal onde tivemos a melhor dormida numa hospedaria de um casal de Vozinhos gente boa...

Dormi igual uma pedra e chapei total...!!!!!!!!!!!!