home

2011

Relato Piocerá 2011

Amigos bikers, hoje posso dizer, realizei um sonho. Completei um Rally Piocerá. Não foi fácil, pelo contrário foi um Pica da galáxia, mas foi gratificante, foi emocionante, foi incrível e foi inesquecível. Não creio que eu vá conseguir, mas tentarei nas próximas linhas passar para vocês um pouco do que foi correr o Piocerá 2011, que não é uma simples corrida de Mountain Bike é um Enduro Rally onde aprendi que tudo, literalmente tudo, pode acontecer.
Abração,
Siqueira

- 4ª ETAPA– 28 de janeiro. 74km de especial e 8km de deslocamento.

Último dia !!!!!!!!!!!!!

Noite bem dormida e bem chovida, é choveu a noite toda. Lembrei-me da lameira do primeiro dia e já fui me preparando psicologicamente pro tamanho da roliça que ia vir...

Café da manhã no bucho, a largada atrasou um pouco a pedido de uma equipe que teve problemas no ônibus. Tava um sol de lascar, ou seja a lama agarrando e o sol sapecando, maravilha.... Bem ao longe dava pra ver umas nuvens escuras... Menos mal se chover porque lama já vai ter mesmo...
Aproveitei pra beber muita água já que decidi ir sem camelbak diante do desempenho no dia anterior, e por saber que teriam 3 pontos de água. Ajustei o MP3 no capacete tudo OK e me posicionei na meiúca pra largada pois logo de cara tinham uns trechos alagados e eu sabia que ia ter encrenca ali, vai que tem jumento também. Todo mundo já sabia quem tinha chance de ficar entre os cinco e levar troféu, eu não era um deles estava em 14º ou coisa assim. O Marco Melo tava em 5º da Master então falei que ia correr ajudando ele, pois eu não tinha mais chance de troféu...

O ritmo da largada foi de tiro. E logo teve encrenca com gente batendo quidom e espalhando na lama... Eu fiquei “protegendo” o Marcão e como o pelotão principal tava fugindo chamei ele e o “puxei” uns 4 km tentando encostar nos mutantes... o coroa veio... Mas aí eu cansei, sosseguei e fui na boa só curtindo o último dia...Marcão zarpou na perseguição com um grupinho de 3 outros que resolveram “atacar”....

As nuvens foram fechando e de repente começou o tóró... tinham uns 30min de prova e a chuva permaneceria até o fim forte e constante o que amenizava o calor porém aumentava as poças e trechos alagados que não eram iguais aos do primeiro dia graças ao meu Padim Padre Cícero.... Nesse dia o piso não era aquele barro preto de canavial nem a areia fina do segundo dia de praia a poeira vermelha do sertão do terceiro dia. Era uma areia meio grossa com uns trechos de piçarra e nas passagens de povoados um pouco de calçamento. Mais uma vez a criançada de pé no chão fazia a festa. Alguns moradores ofereciam água, frutas e vi de relance uma oferta de artesanato local pra vender... Mas parar nem pensar...apenas reduzi o ritmo deixando uma galera seguir a frente....fiquei pedalando só por uns 20 minutos...

Chegaram 3 bikers sendo uma dupla... Formei com o grupeto e fomos progredindo num bom ritmo até a parede do açude de Serrota no município de Senador Sá. Passamos por sobre a parede do açude (bonito lugar) que ao final tinha uma bela subida para uma elevação no terreno. Eu tava bem então pensei vou largar a bota e deixar esses caras na subida, aí aperto o pé até o final. Uns 50 metros do começo a dupla atacou, eu engatei e o outro rider veio também... Mas na subida todos os três ficaram... hihihi... Sobraram igual “abóbora na janta”... Na cabeça do morrinho olhei pra trás e os caras estavam passando a metade ainda... Isso me deu uma moral na hora e passei a andar forte.

Uns 20 minutos depois num trecho de curvas pra lá e cá alcancei as duas duplas de Maceió que estavam sempre juntas igual quarteto. Até brinquei com os caras e falei: Olha essa formação de quadrilha aí heim... A galera riu... Aí um falou: “Hj ta ruim pra vc né capixaba não tem subidas”... É hj tinha pouquinho... Em compensação chuva não tava faltando.

Já estávamos com 60km e apareceu o último ponto de hidratação. Reabasteci só o garrafão. Esperei os outros pois andar em grupo rende mais. O ritmo tava legal e a galera já tava batendo papo. Do nada apareceram 3 riders sendo uma a Renatinha de Ouricuri que liderava na categoria feminina. Os caras das duplas animaram e puxaram uma fuga forte, eu acompanhei e a Renata também veio. Os outros dois manos não aquentaram nem cinco minutos e ficaram. Rodamos todos juntos até faltando uns 3 kms pro final da especial sendo que a quadrilha de Maceió atacou novamente e abriu uns 200 metros.

Não tinha ninguém vindo na cola, buscar os caras não ia acrescentar em nada eu resolvi ser cavalheiro e fiquei com a Renata (tava era cansado mesmo), ela ainda mandou essa: “Ó não vale sprintar não OK, vamos chegar juntos já que te esperei...” É mole!!!... Pior que vai ver era bem verdade..... A moleca com 19 anos, campeã pernambucana devia estar sobrando mesmo... A visão do pórtico de chegada do último dia foi algo dúbio, uma sensação de “Beleza.... Realizei um sonho” e outra de “Poxa que pena acabou” é que o corpo foi anestesiando com os dias de pedal e penso que toparia mais no dia seguinte...

Nesse dia completei a prova com 2h 54m e 46s e terminei na 12ª colocação. No total 78 ciclistas completaram. Não sei exatamente quantos desistiram ou foram desclassificados.

Passado o pórtico de chegada com uma chuva de lascar encostei a bike numa árvore, me joguei debaixo de uma bica.... Bica negada é bica... De água entendem... Aí do nada apareceu o Manuel com uma Cerveja gelada e dois copos... Falei que esse sujeito era espirituoso...
No dia seguinte teve festa de encerramento em Jericoacoara, praia e cervejada geral e vi gente andando ainda meio de lado, mas vai sarar....
Depois de dois meses sem beber de verdade nem preciso dizer como foi né...

Lições que aprendi:
1) O Piocerá não é uma simples corrida de Montain Bike é muito mais, é um Rally, um enduro... Tudo, literalmente tudo pode acontecer.
2) A preparação física é muito importante, mas o fator emocional conta muito em provas longas e por vários dias.
3) Correr empurrando a bicicleta cansa mais que pedalar... E causa câimbras severas, mesmo no dia seguinte.
4) Pedalar na areia é pesado e na areia molhada é pesado também.
5) Pedalar com sede é uma pica. Melhor parar no Posto de hidratação e pegar água.
6) Realizar um sonho desses e viver aqueles dias de aventura financeiramente custou um pouco, mas podem ter certeza: a emoção vivida não tem preço.

Abração a todos e ano que vem.... CERAPIÓ.