home


MARECHAL FLORIANO > DOMINGOS MARTINS
12-11-2011

Relato

Agendei pedal na região de Marechal Floriano, passando por locais que já conhecia e percurso de médio a fácil realização, pois estou fora de forma (ainda sofrendo com a "insônia" do Ciático).

Na quinta-feira, somente havia confirmado participar comigo o amigo Jabes que mora em Sta. Teresa, ele até comentou:
- "Só nois dois vamos?"
- "Acredito que sim, pois ninguém mais se manifestou", respondi.

Para minha surpresa ao chegar às 8:00 hs em Mal. Floriano estávamos em 20 capacetes!!

Papo vai, papo vem e saímos por volta das 8:40 hs.

Logo após os trilhos do trem, dobramos a esquerda e fomos em direção a estrada de Bom Jesus. Nem bem pegamos a estrada de terra, vem a primeira notícia do dia: O "pé de vela" da bicicleta do companheiro Ponciano havia soltado .... existem coisas que SÓ acontecem com o Ponciano (teve uma vez que pedalando, passou por ele..... a roda trazeira da bike dele!! Como??).

Reparo feito, seguimos, subimos a primeira ladeira do dia e paramos para nos reagrupar no fim da segunda ladeira.

Pessoal reagrupado, informei que teríamos uma longa descida, assim falei para ir devagar e também devido haver uma cachoeira a nossa direita e iríamos parar para visitá-la.

Fui na frente e "esperto" procurando a tal cachoeira, e né que não achei!!! Quase no fim da descida parei e esperei o restante do grupo.

Nisso vem a segunda notícia: O companheiro "Passarinho" voou!! (comprou um terreno, chão..... tombo mesmo)

Esperamos o "Passarinho" chegar, tava todo sujo, assim virou .... "João de Barro"!!!
(vide filme abaixo!! Show .... parabéns ao "cineasta" Baboooo))

http://www.facebook.com/photo.php?v=258633197518377

Pessoal reagrupado, vamos embora? ..... Não! O câmbio do companheiro Marquinhos quebrou a mola interna, ae os PHDs em Gambiarras entraram em ação e por sugestão do Ponciano foi colocado um pedaço de câmara de ar como mola e tudo certo (vide foto) vão bora?

Seguimos e, e, e, me perdi pelo caminho, não achava mais o local para chegar em Bom Jesus, local da nossa primeira parada.

Pausa no Relato: Pessoal, conheço bem esse trajeto, já fiz umas 15 vezes, saindo de diversos pontos, mas em algum local entrei errado e fomos por uma estrada que não conhecia (aliás ninguém conhecia) ..... como existem estradas secundárias pelo interior do Espírito Santo!!!
Entretanto a estrada é filé(!!) com algumas subidas, Mata Atlântica e uma descida muito legal!!!!!!!!!!!!!

Bem não retornamos, fomos em frente, meio que tateando com a ajuda do GPS e encontramos uma bifurcação: para um lado Bom Jesus e para outro Marechal Floriano, ae lembrei de um caminho que havia passado há uns 12 ou mais anos, e acedito que era a tal bifurcação. Já sem erro fomos em direção a Bom Jesus, mas antes aquela visita básica na Cachoeira Fio de Prata.

Chegamos em Bom Jesus, .... rangos, cevas, refris, stikis, etc...

Como passamos pelo "caminho perdido" resolvemos não ir mais para o Haras e retornar para Mal.Floriano, decidimos descer até o Vale da Estação, seguir por um single track na beira da Rod. BR 262, ir até o centro da Cidade de Domingos Martins, subir um trecho da estrada que vai para Soído, dobrar a esquerda, retornar para a BR 262 e finalizar o pedal em Mal.Floriano.

Plano traçado, descemos até o Vale da Estação e paramos no Bar da Ponte, quando percebi que tinha um "pessoal" muito animado ( Video abaixo rsss) .....

http://www.facebook.com/video/video.php?v=258843930830637

....... decidi então não parar ali e seguir direto para a BR 262, são quase 3 km subindo, mas tranquilo! Nisso o grupo se dividiu:
Eu + 8 ciclistas fomos na frente (09) e 11 capacetes ficaram no Vale da Estação (naquela aminação total).

Quando chegamos na BR 262, pelo rádio soubemos que os outros 11 capacetes estavam ainda no meio da subida. Decidimos não esperá-los e seguimos pelo single track (beirando a 262) até a entrada de Domingos Martins, assim nossa Equipe A , não queria ser alcançada pela Equipe B (rss) e ficamos nesse jogo até o centro de Domingos Martins.

Quando já nos preparávamos para subir Soído, a Equipe B informou pelo rádio que um novato levado pelo companheiro Jair tinha "morrido" pelo caminho e sumido!
É claro que ficamos esperando até o mortim ressurgir (inclusive este estava junto do companheiro Giordano que niguém havia dado falta!!!)

A Equipe B informou que o montim chegou, mas necessitava de um tempo de descanço para poder ressucitar, e como já estavam reagrupados ...... nós da Equipe A (a boa , a de ponta, a elite, contando só com os feras....) resolvemos iniciar a escalada de Soído.
Esperar os mortins?? ... é ruim hem!

Subimos parte de Soído sem problemas, dobramos a esquerda, pegamos a estrada de terra, chegamos na BR 262 e dali para Mal.Floriano, é um pulo.

Chegamos em Mal. Floriano por volta das 13:00 hs, logo depois foi chegando o pessoal da Equipe B Pangaré , e assim finalizamos mais um pedal muito legal!!!!

Abraços e Bons Pedais!!!
Marcelo Ronchi de Jesus

.....o
.._<\ _
(_) / (_)
Pedalar Sempre!!

Dados do Pedal - Marcelo

Tempo Pedal > 3:58 horas
Tempo Parado > 2:08 horas
Distância > 37 ,8Km
Altitude máxima
717 mts
Velocidade máxima > 55,8 Km/h
Velocidade Média > 9,5 Km/h
Ascendência Total
764 mts

MAPA

ALTIMETRIA


CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR

 



AMDG
"Ad maiorem dei gloriam!
inque hominum salutem"

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Trilha Capixaba